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MARKETING DE CONTEÚDO
O que é e porquê fazer?

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O marketing de conteúdo é uma ferramenta de marketing muito relevante para o sucesso da comunicação on-line, embora muitas vezes mal compreendia e não usada. Apesar de o termos ser usado para o meio digital podemos remeter a sua origem à publireportagem.

Criação de conteúdo relevante para o publico-alvo da empresa e difundida gratuitamente no website, blog e/ou redes sociais. O objectivo da criação deste conteúdo passa por se apresentar ao seu cliente ou potencial cliente como uma autoridade na área na qual trabalha. Mas não se fica por aqui, é também um optimo aliado do SEO, uma vez que o conteúdo produzido irá aparecer quando o seu cliente pesquisar sobre esse mesmo tema. Quanto mais vasto o conteúdo produzido em torno de um tema, quanto mais relevante, maior será o sucesso que incutirá nas pesquisas.

O que é o marketing de conteúdo?

Que tipo de conteúdo deve ser produzido?

Um erro comum no que diz respeito ao tipo de conteúdo a produzir é focar este na empresa e nos serviços da empresa. Pelo contrário a temática deve centrar-se nos interesses do cliente, nas dúvidas, nas dificuldades. Um bom conteúdo é aquele que ajuda, que explica, que aconselha, que redirecciona.

Os bons exemplos de conteúdos a produzir passam por artigos informativos e tutoriais (texto), infográficos e fluxogramas (imagem), vídeo-aulas, palestras, webinares (vídeo)…

Uma regra fundamental é a de que estes conteúdos devem ser gratuitos. A qualidade dos mesmos deverá ser a mais apurada. O objetivo é promoção e posicionamento no mercado como autoridade nas matérias publicadas. Neste sentido seja conteúdo produzido por uma empresa ou por um profissional, a bitola da qualidade de conteúdo e forma deve ser sempre elevada.

Gerar mais tráfego orgânico para o seu site

É simples perceber que quanto mais conteúdo sobre o seu tema produzir no seu site maior será a probabilidade desse conteúdo corresponder a uma pesquisa de um potencial cliente. Essa capacidade é fundamental para aumentar e melhorar os resultados de pesquisa. O principal aliado para o sucesso desta estratégia será um bom SEO presente na seu site.

Também as redes sociais ganham com a produção de conteúdo. Naturalmente, bons conteúdos geram links e compartilhamentos nas redes sociais e isso tenderá a ajudar o seu site a ganhar uma maior visibilidade

Gerar mais leads orgânicas

O tráfego por si só não gera vendas mas é o primeiro passo para o conseguir. O segundo é a recolha de leads. Isto é, quem chegou ao seu site será sempre um potencial interessado, e se não foi de imediato convertido em cliente poderá ser no futuro se continuarmos a comunicar. Para isso necessitamos de recolher os contactos de forma podermos continuar o processo de comunicação. A subscrição de uma newsletter ou a recolha da lead pela oferta de mais conteúdo são boas práticas que devem ser aplicadas.

Aumentar a notoriedade da sua marca

O marketing de conteúdo permite que a empresa ou o profissional se apresente ao mercado como especialista no assunto em questão. Isso gera confiança e familiaridade com a marca.

A nível pessoal permite no imediato uma valorização profissional quer de prestigio quer monetária aumentando valor. A nível empresarial posiciona a marca num patamar superior e diferenciador da concorrência.

Baixar o custo de aquisição de clientes

Por todos os motivos acima referidos quer o volume de tráfego, quer a comunicação feita aos potenciais clientes, quer a notoriedade alcançada facilitam a aquisição de novos clientes evitando o recurso a estratégias de publicidade pagas.

Quais as vantagens do marketing de conteúdo?

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